Colaboradores da Casa Familiar Rural e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Presidente Tancredo Neves participaram do Encontro Norte Nordeste do Programa Amigo de Valor, iniciativa do Santander que destina recursos incentivados para projetos sociais que protegem e acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou violação de direitos. O primeiro encontro de capacitação presencial foi realizado nos dias 15 e 16 de abril, em Gravatá-PE, e teve como objetivo construir soluções inovadoras para o fortalecimento dos Conselhos, projetos e políticas direcionadas à infância, adolescência e às pessoas idosas nos municípios apoiados através do Programa Amigo de Valor e Parceiro do Idoso.
Para Tahles Lima, diretor da Casa, a parceria com o Santander tem gerado bons frutos. ”A formação presencial foi mais uma ação desenvolvida para fortalecer a nossa relação com o Amigo de Valor. O encontro foi muito dinâmico e permitiu uma importante interação entre os projetos representados. Além disso, todo processo de discussão nos deixou ainda mais preparados para fortalecer as ações desenvolvidas e evidenciar cada vez mais os nossos resultados”, disse ele.
Programação
Nos dois dias de atividades, os mais de 300 representantes de projetos e dos conselhos municipais puderam estudar sobre o cenário da infância no Brasil, o fortalecimento do sistema de garantia da criança e do adolescente e desafios dos CMDCAs para os próximos anos por meio de palestras, oficinas e compartilhamento de práticas exitosas. “O evento me permitiu aprofundar as discussões e olhar de forma diferenciada para todos os serviços, programas e políticas públicas executadas para crianças e adolescentes”, ressaltou Leidiane Moura, vice-presidente do CMDCA de Presidente Tancredo Neves.
O evento também permitiu a construção de bases para avaliação diagnóstica dos municípios, criação de planos de ação para fortalecimento dos conselhos e enfatizou a importância da escuta humanizada na proteção e na garantia de direitos. “O nosso conselho se compromete ainda mais em potencializar e fortalecer as políticas e programas executados no município para crianças e adolescentes”, acrescentou Leidiane.
Já para Wandyla Teles, colaboradora da Casa e ex-beneficiária do Projeto Formação de Adolescente Empresários Rurais da Agricultura Familiar, participar do evento foi uma experiência muito significativa. “Ao fazer a capacitação que visa fortalecer um projeto que impactou positivamente minha vida, tenho a oportunidade de colaborar para que outras pessoas também possam desfrutar dos mesmos benefícios que recebi anteriormente, é como retribuir a oportunidade que me foi concedida, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, capacitação profissional e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida”, pontuou Wandyla.