CFR-PTN celebra 22 anos de história

No último dia 02, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) realizou o Seminário Microrregional em celebração aos seus 22 anos. Durante todo o dia, o evento reuniu mais de 300 pessoas que, por meio de atividades diversas, refletiram sobre o tema “Agricultura familiar como base para o desenvolvimento rural sustentável”.

“Hoje é dia de agradecer ao universo por nos permitir comemorar 22 anos de história e, para mim, estar aqui no seminário é motivo de muita alegria e também de gratidão. De forma especial, celebramos hoje a existência da Casa Familiar, a sua comunidade escolar e todos os resultados positivos que ela tem gerado desde a sua criação”, disse Thales Lima, diretor da instituição, durante a cerimônia de abertura.

Para a contextualização da temática do seminário, Nayra Coelho, Dra. em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e colaboradora da Organização de Conservação da Terra (OCT), socializou estratégias de como atuar de forma positiva, tendo como inspiração a natureza, para atender demandas ambientais, sociais e econômicas atuais.

Em seguida, com o objetivo de compartilhar experiência exitosas que estão sendo executadas no Baixo Sul da Bahia, ocorreu a mesa redonda intitulada “Desenvolvimento rural sustentável na prática”.  Entre os participantes estavam Maria Joselita, presidente da Cooperativa de Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes) de Valença, Wanderson Oliveira, integrante do Assentamento 2 Riachões, localizado no município de Ibirapitanga, e Roselia Melo, coordenadora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)no estado da Bahia. “A vida é um semear e nem sempre o que a gente semeia, a gente colhe, mas a gente segue semeando porque isso também é importante na caminhada”, ressaltou Joselita durante sua abordagem sobre a importância do trabalho coletivo desenvolvido pelas instituições representadas em prol da justiça social, da busca por direitos, do fortalecimento da agricultura familiar e da sustentabilidade rural.       

Oficinas

No turno da tarde, os alunos do 3º ano lideraram as oficinas que abordaram práticas sustentáveis no campo. Assuntos como rotação de cultura, transição e práticas agroecológicas, adubação orgânica, compostagem, Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e eficiência do uso da água pautaram as apresentações que foram realizadas em seis estantes.     

Para Livia Barreto, expositora do estande transição agroecológica, participar do seminário foi uma oportunidade para aprofundar as discussões sobre conteúdos importantes e atuais, sobretudo no contexto rural. “Vivenciar o seminário foi uma experiência singular e, a partir das apresentações realizadas, consegui compartilhar um pouco do meu conhecimento, além de interagir com outros jovens e agricultores da região”, comentou a estudante.     

20 anos da turma 1

Na oportunidade, a CFR-PTN também comemorou os 20 anos de formação da primeira turma. Convidados pela escola, representes da turma 1 participaram do evento, relembraram os desafios dos primeiros anos de atuação da Casa e celebraram o progresso institucional construído em 22 anos de atuação. “Fiz parte da primeira turma e a minha felicidade é enorme em ver o quanto esse projeto deu certo, pois a gente batalhou muito para construir esse espaço, tanto a parte física quanto a pedagógica, e para que ele fosse reconhecido”, enfatizou Jeane Oliveira, egressa da Casa.

Rolar para cima