A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, no último dia 8 de julho, promoveu um intercâmbio pedagógico para 14 colaboradores, que atuam diretamente no processo de formação dos jovens atendidos pela instituição, a partir de uma visita à Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS). As duas unidades de ensino têm como metodologia de trabalho a Pedagogia da Alternância e a juventude rural como foco de atuação.
Para Thales Lima, diretor da CFR-PTN e um dos proponentes da ação, vivenciar o trabalho desenvolvido pela EFAS é reconhecer e valorizar as potencialidades da Pedagogia da Alternância e a importância da formação integral, contextualizada e fundamentada na agroecologia e na convivência respeitosa com o semiárido. “Quanto mais a gente compartilha saberes, experiências, conhece novas vivências que são referências, mais a gente fortalece as nossas práticas educacionais”.
Durante a visita, além do contato direto com os alunos e os profissionais que atuam na EFAS, os educadores da CFR-PTN, por meio de uma caminhada transversal, puderam conhecer a dinâmica da escola e os setores produtivos, que funcionam como laboratórios teóricos e práticos: Banco de Sementes, Viveiro de Mudas, Plantas Medicinais, Fruteiras, Criação de Galinhas, Compostagem e Biofertilizantes, Casa de Ração, Forragem, Sistema Agroka’atinga, Hortaliças, Caprinos, Criação de Abelhas e Casa de Mel e Cera.
Na oportunidade, também foi apresentado o plano de formação, além das mediações didáticas e pedagógicas e as peculiaridades da metodologia de trabalho executada pela EFAS. “Apesar de trabalharmos com a mesma metodologia de ensino, algumas ações e estratégias pedagógicas diferentes nos permitem perceber a grandeza e a singularidade de cada escola. Além disso, percebemos também o poder que a educação tem de oportunizar encontros, gerar diálogos e transformar vidas”, afirmou Fabiana Barreto, assessora pedagógica da CFR-PTN. Ainda para ela, “foi possível ver, em cada educador, o entusiasmo e o compromisso com sua atuação, e, nos alunos, a certeza do acolhimento dos seus anseios e do fortalecimento de suas potencialidades.”
Segundo Bruno Silva, diretor da EFAS, o intercâmbio realizado representa o início de uma parceria que pode ser muito exitosa. “Nós ficamos muito felizes com a vinda dos colaboradores da CFR-PTN. Assim como os visitantes, a gente também aprendeu bastante a partir das experiências compartilhadas da Casa Familiar. As portas da EFA de Sobradinho estarão abertas para quando a CFR-PTN quiser nos visitar e, havendo possibilidade, é também um desejo que estudantes da nossa escola visitem a Casa. Espero que cada um e cada uma tenha aproveitado muito esse dia maravilhoso”, enfatizou ele.
Após a finalização da agenda de atividades, Lima acrescentou: “Nós voltamos para Presidente Tancredo Neves energizados e felizes pela oportunidade de fortalecer os vínculos e conhecer de perto o rico trabalho desenvolvido pela EFAS.”
Sobre a EFAS
Localizada no Sítio Chico Mendes, zona rural do município de Sobradinho-BA, no território e identidade Sertão do São Francisco, a EFAS, que completou recentemente 33 anos de atuação, oferta o Ensino Fundamental II e o curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária integrado ao Ensino Médio para 217 filhos(as) de agricultores(as) familiares dos municípios baianos de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá e de Petrolina, Pernambuco.
Para saber mais sobre a EFAS, acesse: https://refaisa.org/escolas/sobradinho/ e http://www.refaisa.org/arquivos/publicacoes/efas_2ed.pdf.